Web1.0, Web 2.0 e Web 3.0. Não tenha dúvidas!

"Eu vejo a vida melhor no futuro” — Lulu Santos (1992). Quem aqui se lembra dos velhos e bons, ou dos bons e velhos anos 80/90? Aposto que muito de vocês, que iniciaram ou já estavam no rádio nesta época, viajou com sua mente para o passado até os anos 80 e 90, a época de ouro, aonde as músicas era pura poesia e o rádio era o líder absoluto de todas as mídias.

“O tempo passa o tempo voa” — quem tem mais de 40 se lembra da propaganda e do extinto banco. Eu sei que a nostalgia aqui inserida em minhas palavras pode parecer meio que apelativa, mas faço isso para lembrar que “O tempo não espera ninguém” — Michel Teló (2020).

Eu poderia conta a história através das músicas, assim como o rádio sempre fez, mas vamos falar de "tempo e valor".

Estamos em 2022 tempo presente, acabamos de sair de uma pandemia, estamos no meio de uma guerra e em um ano eleitoral onde o risco fiscal e politico está cada dia mais alto, deixando os mercados globais minado e conturbado. Enquanto escrevo este email o mercado de valor derrete, o petróleo dispara e os investidores colocam as costas na parede sem saber para onde ir, — não esta fácil para ninguém.

Aqui da minha sala na TalkRadio+ eu escuto a equipe comemorar “Mais uma Afiliadaaaa!!! Uhulll!!!”, e isso me deixa feliz porque sei que estou cumprindo o meu papel como gestor desta equipe maravilhosa e com o meu papel para com a radiodifusão em que dedico a minha vida desde os 11 anos.

Talvez você não me conheça e nem conheça a minha história, mas se você é da velha guarda do rádio, nós temos uma história em comum.

Sou da época em que programação de rádio era  feita no papel sulfite, máquina de datilografar, papel carbono para copiar o que escrevíamos para a outra folha, minimizar o tempo e tocávamos as músicas somente do lado "A", descartávamos o lado "B", era sempre assim, ordem da direção.

Vivi a época das Pick Up Disco Vinil, Fitas, Cartucheira, dos MD’s, dos CD’s, do primeiro computador com o MS-DOS, mIRC, ICQ, Orkut, …, penso que eu criei a pior página de uma rádio em todos os tempos da história da Web 1.0, mas para época era moderna e eu sabia programar em html… lá a internet era discada, e meu primeiro horário no rádio foi às 0H00 (Meia Noite) em um programa chamado Boêmia para aprender a arte da locução até eu poder comandar o horário nobre da rádio.

Trabalhei em diversas rádios, ajudando e coordenando no que fosse preciso, mas você deve me conhecer no rádio através TalkRadio+, da produção ou distribuição de alguns programas famosos como o antigo "Dance Machine, Conexão Europa, Café com Bobagem, Songs By Night" (este esta no ar até hoje).

O Tempo passou e o Valor das coisas mudaram, de lá para cá tivemos o crescimento de mundos e com o advento da internet…" vieram as primeiras páginas da web".

A chamada Web 1.0 era read-only, ou seja, as páginas existentes serviam apenas para serem lidas, um pouco como a Wikipedia ainda funciona hoje em dia. Os usuários da Web 1.0 eram apenas consumidores. 

Quando a Web 2.0 chegou, foi uma revolução. Ela chegou por volta de 2004 e é a Web que utilizamos até hoje. Agora, além de consumirmos conteúdo para a internet, nós também produzimos. E nós não estamos falando apenas de textos, áudio, fotos ou vídeos, e sim de todos os dados que você gera ao navegar.

Outro conceito importante que a Web 2.0 trouxe foi a centralização. E é nessa parte que você precisa focar para entender o que é o Futuro e a Web3.0.

A Web 2.0 cresceu principalmente por conta de grandes corporações, como o Google e o Facebook, que lucram exatamente com os dados que nós produzimos para elas. A Web2.0 é conhecida como a Web dos anúncios direcionados e da falta de privacidade.

E aí que a Web3.0 chega para mudar o jogo! Enquanto na Web2.0 você é o produto, a promessa da Web3.0 é que você seja o DONO do seu conteúdo e dos seus dados (é isso que o seu ouvinte irá se tornar?).

A TalkRadio+ já vêm mostrando isso no canal do site: TalkSpark — A Faísca do Futuro, como ‘blockchain’, NFTs, DAOs, metaverso, criptomoedas, rádio do futuro e muito mais, você tem acompanhado?

Existe uma geração toda de empresas atuais e futuras como a TalkRadio+ que estão e vão surfar esta onda.

Para não me alongar e criar "bugs" na sua mente mais do que já devo ter criado, venha conhecer futuro do rádio na WEB 3.0, temos uma solução para te ajudar neste caminho, tanto como em mentoria quanto em tecnologia. 

Podemos transformar sua emissora em uma poderosa produtora de conteúdos, te dar condições de concorrer com as grandes redes de rádios e as demais mídias com qualidade, corrigindo erros manuais, maximizando tempo e economizando.

Nós temos uma Inteligência Artificial que evolui a cada dia e atualiza a sua rádio, podendo você usar sua equipe ou terceirizar, elevando seu produto e qualificando sua marca.

Não perca seu tempo com atualização musical, edição, mixagem, masterização, entrega, criação, redação, em fim, todos os procedimentos para uma rádio de sucesso e qualidade.

Nós auditamos o mercado e cuidamos da sua rádio como ninguém... 

Convido-te à nos conhecer, venha para a TalkRadio+ e seja você a sua própria produtora de conteúdos.

Um abraço,

Alessandro Caliu

Ceo TalkRadio+

 

Tags: MetaVerso, rádio, Web 3.0, NFTs, tokens, digitais,